JULHO VERDE: COMO PREVENIR O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO?

Estamos no mês de Julho, e com ele vem a campanha #JulhoVerde, que reforça os alertas para a prevenção, o diagnóstico e tratamento precoces do câncer de cabeça e pescoço.

Estudos apontam um aumento de 39.550 novos casos de câncer na região da cabeça e do pescoço somente este ano. Esse tipo de câncer aparece na boca, orofaringe, laringe (local onde estão as cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço, tireoide, couro cabeludo, pele do rosto e do pescoço.

De forma geral, qualquer desconforto nas regiões de cabeça e pescoço, que fuja à normalidade, já é suficiente para buscar um especialista da área.

Abaixo, listamos os principais sintomas para se procurar um cirurgião de cabeça e pescoço:

– Feridas na garganta, língua ou boca que não cicatrizam por mais de 15 dias;
– Dificuldade para engolir alimentos e líquidos;
– Alterações na voz, como rouquidão que permaneça por mais de 3 meses;
– Nódulos no pescoço, geralmente identificáveis visualmente no ato de engolir.

Além disso, tumores de couro cabeludo, glândulas salivares e tireoide também são indicações dessa especialidade, que podem ser tratadas em conjunto com profissionais de outras especialidades, como endocrinologia e dermatologia.

Realizar uma avaliação com um cirurgião de cabeça e pescoço sempre que surgirem sinais ou sintomas persistentes é essencial para o diagnóstico precoce.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.