Qual é a frequência ideal para realizar seu check-up médico?

Há algo que apenas nós mesmos podemos fazer para termos uma vida longa e com bem-estar: cuidar bem da saúde. Por isso é tão importante realizar check-up médico periodicamente, a fim de identificar doenças precocemente, tratar ou prevenir problemas e saber como anda o seu estado físico e até mesmo mental.

 

A expressão check-up significa checar ou averiguar, e quando aplicado na área médica, significa realizar uma avaliação geral e regular de saúde. Muitas pessoas com rotinas ocupadas e corridas, acabam deixando de lado o cuidado com seu próprio bem-estar, muitas vezes até mesmo negligenciando sinais do corpo, se automedicando frente a sintomas e deixando de buscar auxílio profissional de um médico.

 

É importante esclarecer que o check-up médico deve ser realizado mesmo quando não existem sintomas. Quando bem indicados, a realização de exames e avaliações periódicas podem ter um impacto altamente positivo ao paciente, sendo capazes de diminuir a mortalidade e internações hospitalares, além de otimizar tratamentos, aumentando as taxas de sucesso.

 

O check-up médico proporciona orientações sobre os melhores cuidados possíveis com a saúde como um todo, como qual alimentação seguir, quais exercícios praticar, quais vacinas, medicamentos e suplementos podem ser adotados, e quais formas de prevenção devem ser mantidas, de acordo com fatores de risco individuais, levando em conta a condição clínica, histórico do paciente, seus hábitos do cotidiano e até mesmo predisposição genética ou hereditária.

 

Isso tudo permite que o paciente e seu médico de confiança, como um médico-geral, por exemplo, possam monitorar condições de saúde e evitar quaisquer agravamentos. Porém, é comum que as pessoas se perguntem se é mesmo necessário realizar consultas e exames todos os anos.

 

A periodicidade adequada para realização do check-up médico depende de variáveis relacionadas a cada paciente, sendo que quanto maior a suscetibilidade, os riscos ou a adoção de hábitos prejudiciais, mais frequentes as avaliações devem ser.

 

Os indivíduos mais vulneráveis, como crianças recém-nascidas e idosos, por exemplo, devem se consultar com seus médicos com maior regularidade, bem como pessoas com doenças crônicas ou condições silenciosas, como hipertensão e diabetes, que devem ser avaliados a cada seis meses, dependendo da gravidade. Pessoas que possuem fatores de risco acentuados para câncer ou outras doenças do gênero, devem fazer seu check-up médico de rastreio de acordo com a orientação do seu especialista, pelo menos uma vez ao ano. Na população geral, sem queixas ou fatores de risco, a visita anual ao médico de atenção primária é o suficiente.

 

Quais são os principais exames do check-up médico?

Além da avaliação física clínica, feita no próprio consultório, exames laboratoriais, de imagem, entre outros, podem ser solicitados, dependendo da condição do paciente, sua idade e exposição a perigos. Cada perfil de paciente recebe uma recomendação para que o check-up médico seja relevante e eficiente no acompanhamento de saúde.

 

A partir desse perfil, o profissional de saúde – como médico-geral, oftalmologista, ginecologista, urologista, entre outros – possa personalizar esse monitoramento, de maneira que o paciente não gaste tempo ou dinheiro com exames desnecessários. Geralmente, um painel comum de exames de check-up médico inclui:

 

– Aferição de pressão arterial, verificação de peso e do Índice de Massa Corporal (IMC);

– Hemograma com dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia, insulina, hormônios da tireoide e do fígado;

– Exames que detectam infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite B e C;

– Função pulmonar, principalmente para pacientes fumantes;

– Avaliação da próstata para os homens, como PSA ou ultrassom;

– Exame Papanicolau e mamografia para as mulheres;

– Exames laboratoriais de urina e fezes.

 

A Clínica Palhoça é uma aliada no check-up médico de seus pacientes, oferecendo atendimento com profissionais altamente capacitados e alta qualidade em seus exames para diagnósticos precisos. Em caso de qualquer suspeita, especialistas devem ser procurados para uma investigação mais ampla.

 

Agende sua consulta e exames na Clínica Palhoça! Clique aqui

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.